Get Adobe Flash player

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ninno Moura Prestigia Menna Barreto


Nesta semana Ninno Moura foi prestigiar o trabalho de sua talentosíssima amiga Sônia Menna Barreto.

Para quem desconhece a influência desta paulistana no mundo da arte, saiba que ela é primeira artista brasileira a ter uma obra na Royal Collection, da Família Real Britânica

Sônia Menna Barreto, apresenta na iGaler!a a exposição “Do Surreal ao Fantástico”. As cobiçadas telas que brincam com os olhos do espectador estarão expostos na mostra que acontece de 24 de novembro até 28 de dezembro. Cenários de beleza intensa, personagens fantásticos e situações do universo dos sonhos e do mundo do faz-de-conta invadem nossos pensamentos.

Ninno Moura e Sônia Menna Barreto
A magia e a fantasia que envolve essa atmosfera lúdica ganham forma e cores marcantes pelas mãos de Sônia. Para a artista, a minuciosa observação do mundo real é inspiradora, seja de um filme, de uma viagem, de uma paisagem. Sua técnica mistura o surrealismo com o realismo fantástico, o que dá às telas uma aparência tridimensional intrigante.
Sob a curadoria de Claudia Paronetti, a mostra “Do Surreal ao Fantástico”, traz inclusive obras da fase surrealista da artista. Obras muito esperadas pelo público são trabalhos recentes da coletânea Diálogos, que são os “Livros Objetos” ainda inéditos, onde a artista trata sua obra em três dimensões.  

Essa é a primeira mostra individual da pintora em Alphaville. A arte de Menna Barreto tem diferentes perspectivas dentro de uma mesma imagem. Modernidade e pós-modernidade se unem à estética medieval e do ambiente da Commedia Dell-arte. Sua técnica tem origem nos pintores flamengos do século XV transitando pelo óleo, serigrafias e giclées, termo francês que nomeia o processo de microjato de tinta.
Mucio Menna Barreto e nosso artista
Em suas telas há a difusão do hiper-realismo com minúcias de técnica francesa do Trompe L’oeil. “As obras de Sônia Menna Barreto brincam com o tempo, unem diferentes épocas, cenários mágicos, sob cores muito bem aplicadas. Todo esse conjunto gera uma conexão profunda no olhar do observador e faz da sua arte única e especial”, explica Cláudia.
Sônia Menna Barreto é uma consagrada pintora representante das Artes Plásticas Brasileira. Suas obras estão presentes em coleções particulares do Brasil e do exterior.
Ela também foi convidada a desenhar uma coleção de joias e, como artista, criou cada peça como uma escultura, eternizada em ouro e pedras preciosas. Entre seus projetos mais recentes, a artista está envolvida na execução de uma obra em homenagem ao ano de Portugal no Brasil, que será comemorado em 2012.
Para Sônia, somente quando alguém olha para seu trabalho e sorri, é que se sente como se tivesse alcançado seu objetivo, pois sempre há uma história por de trás da imagem, pintada na forma de um conto, que é apresentada com humor, o que leva a artista querer divertir e emocionar quem vê suas obras.  “Divirto com o poder que tenho em misturar numa mesma imagem, passado e presente”. Diz Sônia Menna Barreto.

0 comentários:

Postar um comentário